domingo, 8 de maio de 2011

As histórias em quadrinhos fazem bem ou mal ?

30 de janeiro - Dia Nacional dos Quadrinhos

As histórias em quadrinhos fazem bem ou mal ?

* Edson Rontani (in memorian)

   As histórias em quadrinhos, desde o seu aparecimento,sofreram de severas perseguições. Entretanto, ela se impôs, já que destruí-la seria negar a verdade do desenvolvimento do mundo. As histórias em quadrinhos foram um invento que muito influenciou no século XX. E, como todos os inventos, teve a sua oposição.
   Através de uma história em quadrinhos, se pode elevar a moral de uma nação, como também elevar o valor cultural  dos "povos que não têm tempo", e não se preocupam de aumentar seu conhecimentos culturais.
   Nos Estados Unidos, por exemplo, os escolares e universitários aprendem mais história e outras matérias através de uma historieta em quadrinhos do que em áridos textos.
   De todo o conhecimento humano obtido, 87% dele se adquire por meio dos olhos.
   Para melhor compreensão do poder encerrado em uma história em quadrinhos, citaremos um comentário publicado na revista americana New Age Magazine:
   "Não se pode negar o poder magnético das histórias em quadrinhos, entre os meninos, jovens e adultos. Se alguém duvida, que observe a porção de periódicos que são lidos por passageiros em trens, ônibus e qualquer outro coletivo. Assim mesmo, que pertence aos administradores de seções de anúncios dos jornais diários e ouça com que eloqüência se expressam o poder tão atraente das tiras das histórias em quadrinhos e seus predicados tão horríveis acerca do que sucederia à circulação se chegassem a suprimir as histórias em quadrinhos".
   A atual geração, com vida motorizada da manhã à noite, com os transportes superapinhados, com rádio, o cinema ou a televisão a todas as horas, não consegue ver para a leitura de uma parte sequer daquilo que já há mais de dois mil anos os nossos antepassados vêm alinhavando ... E daí ? É mais fácil acabar com o progresso e a civilização do que se adaptar às circunstâncias ? Não !
   As histórias em quadrinhos nada mais são do que "o mal de uma época...". Isso, porém, se levarmos em conta  que tudo que aí está é parte desse "mal"...
   As histórias em quadrinhos não fazem mal nem fazem bem. Elas são nada mais do que decorrência de uma época – tão lógicas e naturais quanto um avião a jato cruzando os céus ou uma televisão com antena parabólica.
   A gênese das histórias em quadrinhos vem de longa data. Talvez mesmo na Idade da pedra, quadro os trogloditas, de marreta em punho, riscavam nas pedras as figuras de bisonte ou de um mamute. Nada mais faziam do que deixar, em quadrinhos, uma história para a posteridade. Mais tarde foram os egípcios com certa arte e muito bom gosto, em baixos-relevos de enorme beleza. Quanta história não gravaram os filhos do Nilo para as gerações futuras.
   As histórias em quadrinhos, na imprensa, correspondem à uma evolução no jornalismo. Com os tipos móveis de Guttemberg, veio à máquina de impressão e, com a máquina datilográfica, uma série infindável de progressos.

* o autor colecionou por mais de 50 anos histórias em quadrinhos. Matéria originalmente publicada em A Tribuna Piracicabana no dia 4 de dezembro de 1993

Nenhum comentário:

Postar um comentário