domingo, 8 de julho de 2012

Edson Rontani na “Graphis” da Suiça



Acima : reprodução da GRAPHIS edição 119 de 1965


   A “Graphis”, editada em Zurik, Suiça, dedicou em edição especial em inglês, francês e alemão, uma enciclopédia inteiramente ao “Comics”: The Art of the Comic Strip/Die Kunst dês Comic Strip/L’Art de La Bande Dessinee”. No levantamento bibliográfico, na parte referente ao Brasil figura o conterrâneo Edson Rontani, considerado como um dos pioneiros no estudo e pesquisa da história em quadrinhos em nosso país.
   Edson Rontani, figura conhecida em nossos meios jornalísticos de há muitos pelos seus trabalhos humorísticos que constantemente são estampados na imprensa, foi quem fundou, em 1965, o Intercâmbio Ciência-Ficção “Alex Raymond”, divulgando o nome de Piracicaba pelo Brasil afora.
   O Intercâmbio Ciência–Ficção “Alex Raymond”, entidade dedicada ao estudo sistemático e sociológico da ficção em quadrinhos, poderoso instrumento de comunicação de massas, é formado por intelectuais acatados que muito estudam as historietas, os mitos, situam historicamente as histórias e passam a compreender o que elas significam para a formação intelectual.
   Edson Rontani é autor de várias capas de livros e revistas de histórias em quadrinhos, tais como “Superman”, “Batman”, editadas pela editora Brasil-America S.A., do Rio de Janeiro. Sua dedicação pela arte gráfica vem de longe, desde os bancos escolares. Publicou os seguintes jornais e revistas: “O Guarani” (1944), no Grupo Escolar “Barão do Rio Branco”; “O Estudantil” (1948), no Instituto  Educacional “O Piracicabano“, “O Colegial” (1949), No Instituto de Educação “Sud Mennucci”, “O Lider” (1953), pela Federação Estudantina Piracicabana. Em 1954, editou para nossa cidade a revista “Piracicaba Magazine”, em 1958, o livro “Charge n.º 1”; em 1959, “O Jornal o Rádio”, em 1961” o livro “Charges n.º 2”; em 1965, a revista “Ficcção” e 1970 o álbum “Fanzine”.
   Atualmente, Edson Rontani tem se dedicado exclusivamente às histórias em quadrinhos que nos últimos anos vem se firmando de suma importância como fator social e cultural, tendo-se criado vários núcleos pesquisadores e interessados especificamente nessa arte do nosso século.
   (Jornal de Piracicaba 17/08/1977)

Nenhum comentário:

Postar um comentário